Após reabertura de parques, Dourados tem ‘grau alto’ de contágio da Covid-19
Atualizado nesta quinta-feira (19), o mapa situacional do Programa de Saúde e Segurança na Economia (Prosseguir) e Dourados novamente ficou na bandeira vermelha, indicando ‘grau alto’ de contágio pela Covid-19.
A classificação é divulgada um dia depois da prefeitura publicar decreto autorizando a reabertura dos parques públicos, e no mesmo que o município registrou a 117ª morte por Coronavírus.
Nesta classificação, apenas serviços essenciais e não essenciais de baixo risco devem funcionar.
Segundo os números da Covid-19 divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde, Dourados tem 9.347 contaminados, recuperados são 8.770. Há 476 casos ativos da doença.
Desses, 447 cumprem isolamento domiciliar e 29 estão internados – 18 em leitos de enfermarias e 11 na UTI (Unidade de Terapia Intensiva).
Com relação ao grau de risco da semana anterior (44ª), 40 municípios mantiveram, 26 melhoraram e 13 pioraram seu grau de risco.
Os municípios que regrediram de bandeira foram: Aral Moreira, Bataguassu, Caracol, Coronel Sapucaia, Figueirão, Guia Lopes da Laguna, Itaporã, Jaraguari, Juti, São Gabriel, Selvíria, Sonora e Três Lagoas.
Para o secretário de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Côrrea Riedel, o aumento do número de casos requer atenção redobrada.
“Infelizmente a pandemia está em elevação, novamente, em Mato Grosso do Sul. Em um único dia, tivemos 689 novos casos e hoje registramos 575. Temos que nos esforçar mais: os gestores municipais precisam seguir à risca as recomendações do Programa e a população evitar aglomerações e adotar as medidas de biossegurança, sob o risco de enfrentarmos uma segunda grande onda de contágio no Estado”, enfatizou.