Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/folha1ms/public_html/wp-includes/wp-db.php:2162) in /home/folha1ms/public_html/wp-includes/functions.php on line 6833

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/folha1ms/public_html/wp-includes/wp-db.php:2162) in /home/folha1ms/public_html/wp-content/plugins/all-in-one-wp-security-and-firewall/classes/wp-security-utility.php on line 216

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/folha1ms/public_html/wp-includes/wp-db.php:2162) in /home/folha1ms/public_html/wp-content/plugins/all-in-one-wp-security-and-firewall/classes/wp-security-utility.php on line 216
Após 2 anos suspenso, desfile retorna com participação indígena inédita » Folha1MS

Após 2 anos suspenso, desfile retorna com participação indígena inédita

Vestidos a caráter os alunos abriram o evento exaltando a cultura terena; no total, 50 entidades participarão

Após dois anos de suspensão, por conta da pandemia de covid-19 o tradicional Desfile Cívico retornou hoje (28) trazendo novidade. Pela primeira vez na história da Capital o evento de aniversário tem a participação de alunos das escolas indígenas de Sidrolândia.

Vestidos a caráter ao som de 150 instrumentos, os alunos abriram o evento exaltando a cultura terena. Diretamente da Aldeia Tereré a Escola Municipal Indígena Cacique João Batista Figueiredo foi a primeira a desfilar. Mas os alunos da EMI João Vitor Marcelino, da Aldeia Lagoinha e da Escola Estadual Indígena Lucio Dias também deram um show a parte.

A iniciativa de tornar o desfile mais representativo e inclusivo, trazendo os alunos do interior foi do professor Gabriel Biboso, que há 13 anos dá aulas na região.

Ele também é presidente do Instituo Leão de Judá, que deu apoio aos ensaios e cedeu instrumentos utilizados no desfile. “Eles estarem inseridos no desfile é importante para quem assiste, poder conhecer um pouco da cultura terena. É uma forma de resgate dessa cultura, é maravilhoso”, comemora.

Na sequência dos alunos da etnia terena de Sidrolândia, desfilaram as crianças e adolescentes atendidos pelo Cotolengo e da Federação das Associações Pestalozis de MS, que foi representada por entidades como a Escola Especial Raio de Sol, que levou a capoeira para o desfile, e o Centro Educacional Especializado do Núcleo de Preservação Ambiental da Capital.

Em seguida foi a vez dos alunos da escolas municipais de Campo Grande. A Escola Estadual Civico-Militar Professor Alberto Eupidio Ferreira (Prof.Tito), também levou os seus alunos. A instituição foi inaugurada em 2018 e tornada cívico-militar em 2020, sob comando do Corpo de Bombeiros. Uma multidão acompanha o evento na manhã deste domingo. A expectativa da prefeitura é reunir ao menos 10 mil pessoas.

A Corrida do Facho abriu a programação deste domingo. Neste ano, a competição contou com a participação de 214 atletas em 22 equipes entre homens e mulheres. As equipes ADAC (Associação Desportiva Atletas de Cristo) e CMO (Comando Militar do Oeste) foram as grandes campeãs.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.