AQUIDAUANA: Vereadores sugerem a implantação do modelo Cívico-Militar na Reme
Estudos de viabilidade visando à implantação, na Rede Municipal de Educação (Reme), do modelo Cívico-Militar, foram sugeridos pelos vereadores Edenilson Dittmar (PL) e Renato Bossay (PSD) ao prefeito Mauro do Atlântico (PSDB) por meio de Indicação apresentada em plenário.
Conforme justificativa dos parlamentares, as escolas cívico-militares tornam-se uma opção de ensino público que pode contribuir para a melhoria da qualidade do ensino e da segurança escolar, além de diversos fatores, como disciplina, valores, melhoria do desempenho acadêmico, ambiente escolar e impacto social.
Segundo eles, esse modelo reforça a disciplina, o respeito e a ética, o que contribui para a formação cidadã dos alunos, estimulando valores como responsabilidade, patriotismo e hierarquia, preparando os estudantes para os desafios da vida adulta.
“Dados apontam que escolas cívico-militares apresentam melhora na qualidade do ensino, com aumento do rendimento escolar, tendo em vista que a organização e o acompanhamento disciplinar favorecem um ambiente mais propício ao aprendizado”, explica Edenilson.
Além disso, acrescenta, a presença de militares na gestão disciplinar ajuda a reduzir a violência escolar e o bullying, garantindo um ambiente mais seguro e permitindo que os professores foquem no ensino e os alunos, no aprendizado.
Para o vereador, o modelo incentiva a participação ativa das famílias e da comunidade no ambiente escolar. Assim como, a parceria entre educadores civis e militares fortalece o compromisso com a educação.
“Além do ensino tradicional, os alunos são incentivados a desenvolver liderança, espírito de equipe e compromisso social. Dessa forma, muitos alunos saem melhor preparados para o mercado de trabalho ou para carreiras que exigem disciplina, como as forças armadas e a segurança pública, por exemplo”, completa.