Rei do Futebol: relembre os ‘quase gols’ eternizados de Pelé na Copa de 1970
Três lances que não terminaram em gols entraram para história do futebol
O futebol se despede de sua majestade. Pelé morreu nesta quinta-feira, 29, aos 82 anos. Ele lutava contra um câncer no cólon e morreu vítima de falência múltipla dos órgãos após um mês internado em São Paulo. O Rei do Futebol balançou as redes adversárias 1.282 vezes, de todas as maneiras possíveis. Porém, três lances que não resultaram em gols entraram para a história do futebol. Todos eles aconteceram na Copa do Mundo de 1970, sediada no México, que ficou marcada pelo tricampeonato do Brasil. Relembre os “quase gols” de Pelé que entraram para a história da Copa e do futebol:
– O gol que Pelé não fez – Brasil x Tchecoslováquia
A campanha do tri começou contra a Tchecoslováquia e logo na estreia um lance de Pelé entrou para a história. O craque tentou surpreender o goleiro Viktor e arriscou um chute de trás do meio-campo e quase marcou um golaço. Foi este lance que deu origem à expressão “O gol que Pelé não fez”, utilizada quando um atleta consegue fazer um gol do meio-campo. O Brasil venceu a partida por 4 a 1 .
– Pelé x Gordon Banks – Brasil x Inglaterra
O segundo lance veio na partida seguinte, contra a Inglaterra. Foi neste jogo que ocorreu umas das defesas mais impressionantes na história, protagonizada pelo goleiro Gordon Banks. Pelé subiu e cabeceou de forma certeira no canto baixo direito e o goleiro conseguiu fez uma linda defesa. A seleção brasileira venceu por 1 a 0.
– Drible sem tocar na bola – Brasil x Uruguai
O mais famoso deles aconteceu na semifinal contra o Uruguai. A equipe comandada por Zagallo vencia o jogo por 3 a 1, quando Tostão encontrou passou para Pelé. Sem tocar na bola, o brasileiro deixou o goleiro Mazurkiewicz. Porém, o golaço não saiu. Pelé finalizou, a bola passou rente a trave e saiu pela linha de fundo.