Prefeitura de Maracaju discute e projeta implantação da Regulação Municipal

Ação foi realizada pela Secretaria Municipal de Saúde e projeto quando efetivado, permitirá ao gestor atuar sobre a organização dos serviços de acordo com a necessidade dos usuários.

Na última quinta-feira 24-02, a Prefeitura de Maracaju através da Secretaria Municipal de Saúde, organizou uma reunião que contou com a presença do Secretário Municipal de Saúde Thiago Olegário Caminha, Coordenadora da Atenção Primária Rubya Machado, Auditor da Saúde Dr. Luiz Augusto Possi, Coordenadora do Centro de Assistência à Saúde Maria Zenicleide Silva e a equipe Técnica do CAS – Centro de Assistência à Saúde, composta pelas servidores, Aline Baltazar Santos, Natália de Rezende Soares e Mirta Inês Sulzbach Duboc, para discutir a implantação da Regulação Municipal, sendo que na ocasião, foi apresentado um escopo do projeto de Regulação Municipal.

A Central de Regulação Municipal será responsável pela regulação do acesso dos pacientes às consultas com especialistas, aos exames especializados e aos Serviços Auxiliares de Diagnóstico e Terapia.

Segundo o Secretário Thiago Olegário Caminha a implantação da regulação permite ao gestor atuar sobre a organização dos serviços de acordo com a necessidade dos usuários, almejando integralidade e equidade da assistência disponibilizada à população.

“O Prefeito Marcos Calderan tem um compromisso de realizar uma saúde de excelência para a comunidade e este projeto, beneficia a comunidade diretamente, afinal permitirá a gestão da saúde como um todo, proporcionando atendimento mais adequado, através de análise criteriosa de cada paciente, atendendo mais as demandas individuais e, consequentemente, melhorando a saúde como um todo.” Explicou Thiago Caminha.

O Auditor Dr. Luiz Augusto Possi enfatiza que a criação do Sistema de Regulação Municipal se faz necessária devido à grande oferta de serviços especializados no município.

Durante a primeira reunião foi pactuado a criação da comissão que irá catalogar os atendimentos e procedimentos ofertados pelo município, para posterior elaboração dos protocolos e fluxogramas da Central de Regulação.

Todas as etapas dessa implantação seguirão as diretrizes do Sistema Único de Saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.