Maracaju – Equipe da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente se reúne com F.A.C. – Fundo de Apoio a Comunidade.
Objetivo foi de levantar demandas e projetar ações para o ano de 2022.
A Prefeitura de Maracaju, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente reuniu-se nesta terça-feira 23-11 com a equipe do F.A.C – Fundo de Apoio a Comunidade com o objetivo de projetar estratégias, ações e definir o plano de trabalho para o ano de 2022.
Uma das principais ações projetadas é a ampliação dos cursos de capacitação gratuitos, destinados para pessoas de baixa renda, possibilitando projeção de novos ganhos financeiros, gerando independência e autonomia financeira para a família assistida, especialmente, aquelas que contam com integrantes mulheres vítimas de violência que queiram sair do círculo da violência.
“Temos um compromisso, através do Prefeito Marcos Calderan e da Primeira-Dama Meire Calderan de possibilitar às mulheres vítimas de violência doméstica que consigam sair na totalidade deste círculo de violência e isso passa pela questão da independência financeira, já que muitas, não denunciam e não saem do ambiente de violência, justamente, devido a dependência financeira que possuem de seus companheiros.” Explicou Jamaika do Carmo, Coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres do município.
De acordo com o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente Agadir Mossmann a expectativa é ampliar o atendimento na área de cursos técnicos e de capacitação para o próximo ano, muitos deles, realizados em parceria com o SEBRAE e outras instituições reconhecidas pela qualidade de ensino.
“Agora com a diminuição de casos da pandemia, podemos projetar um retorno dos cursos presenciais, ainda mantendo os cuidados, mas possibilitando um treinamento prático de qualidade para a comunidade maracajuense, cursos estes que possibilitam uma independência financeira para quem precisa, como mulheres vítimas de violência e ainda uma renda a mais para quem precisar agregar receita a sua renda familiar.” Explicou Agadir Mossmann.
A previsão é que novos cursos sejam apresentados a comunidade ainda no primeiro semestre de 2022.
Além do Secretário de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente Agadir Mossmann e a Coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres Jamaika do Carmo, participaram da reunião a Diretora de Departamento Mary Saad e integrantes da SEDEMA Mariana Quadros e Rodrigo Olegário.