Cidade Empreendedora: CIN em parceria com o Sebrae capacitou servidores de Porto Murtinho e Jardim

A FIEMS, por meio do IEL e do CIN/MS (Centro Internacional de Negócios de Mato Grosso do Sul), em parceria com o Sebrae, começou a capacitar os servidores públicos de Porto Murtinho e de Jardim pelo Cidade Empreendedora, programa que vai ajudar a fomentar uma frente de qualificação com foco no comércio externo. A capacitação em Comércio Exterior básico foi concentrada na área de Sistemática de Exportação e foi realizada nos dias 29 e 30 de junho.

A coordenadora do CIN, Gracieiry Arruda explicou que capacitar os servidores é uma ação estratégica nesse momento, em Porto Murtinho, por exemplo, com o anúncio do início das obras para a construção da ponte que vai ligar Brasil e Paraguai. O projeto tem importância estratégica no cronograma da rota bioceânica. A coordenadora revela que, os investimentos já começaram a chegar e, a partir de agora, o foco será fortalecer o comércio exterior na região. “Nesse momento vamos capacitar os servidores do município. Eles são a base receptiva e, com a vinda da rota bioceânica, estamos recebendo muitos investidores de diversos países e lugares do Brasil”.

Na avaliação da secretária de desenvolvimento de Porto Murtinho, Barbara Viana, a cidade está vivendo um momento muito importante de constante desenvolvimento. Ela ressaltou que essa é uma fase primordial, em que o município está em visibilidade e isso vai se ampliar ainda mais quando a rota bioceânica estiver em pleno funcionamento na região. “Vamos gerar receita por meio do crescimento econômico e promover o desenvolvimento dando ainda mais visibilidade a Porto Murtinho. Estamos nos preparando para esse novo momento”.

O projeto Cidade Empreendedora é voltado para a gestão municipal e os micro e pequenos negócios, tendo como foco o desenvolvimento das cidades. O foco está no empreendedorismo,  e em pontos estratégicos para o comércio exterior o objetivo é preparar empresários e a comunidade sobre o tema para que o município acompanhe o desenvolvimento. Para a analista técnica do Sebrae, Fernanda Lopes, o município de Porto Murtinho, em especial, será positivamente impactado pela Rota Bioceânica que gerará desenvolvimento e a integração dos povos nos mais de 1,7 mil quilômetros de extensão até chegar ao Chile. “Entendemos que o interesse  de empresários pela temática de Comércio Exterior aumentará e as equipes da prefeitura passarão a ser cada vez mais demandadas nesse sentido, além de se tornarem pontos focais de recebimento dessas demandas e estarão capacitadas, por meio da  Capacitação de Sistemática de Exportação, para um atendimento inicial especializado, desde o contato com o município para, então, realizarmos o atendimento especializado via Sebrae e CIN”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.