Exclusivo: Tereza Cristina fala sobre Plano Safra, COP 26 e saída do ministério
Ministra da Agricultura disse que vê seu futuro político no Legislativo, ajudando o setor produtivo
A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, participou nesta sexta-feira, 25, de um evento em Sorocaba, no interior de São Paulo, para promover o uso da tecnologia 5G no campo. Em entrevista exclusiva ao Canal Rural, ela falou sobre o Plano Safra, divulgado nesta semana. Repetindo o que disse na ocasião, Tereza Cristina falou que vai “lutar” por mais orçamento para o seguro rural.
“O nosso choro é no seguro, porque cresceu muito e é uma ferramenta muito importante para dar segurança ao produtor para problemas climáticos. De resto, está de bom tamanho. O pequeno e o médio foram bem contemplados e o grande tem outras ferramentas para tomar no mercado esse custeio. E o investimento aumenta para todos”, disse.
Sobre a Conferência do Clima 26 (COP26), a ministra disse que o Brasil vai mostrar ao mundo como sabe produzir com sustentabilidade. “A agricultura brasileira não deve nada a ninguém. Não é vilã como dizem. Olha a nossa tecnologia, nossa agricultura de precisão, temos muitas práticas de manejo sustentável, vamos mostrar a realidade do Brasil”, disse.
Futuro político
Sobre o futuro político, Tereza Cristina disse que tem afinidade com o Legislativo e, caso não continue no Executivo, pretende voltar para o outro poder. “Eu posso ajudar o meu país. Temos muita coisa para caminhar, dar segurança jurídica ao setor e levar a experiência que eu tive no Executivo”.