Estudo aponta que pratica de exercícios físicos eleva anticorpos na eficácia das vacinas contra covid-19
Desde 2020 o mundo vive a pandemia da covid-19, que mudou a rotina da maioria dos cidadãos. Uma das mudanças sofridas se deu na prática de atividades físicas: muitas pessoas pararam de se exercitar por causa do isolamento social. Porém, pesquisas já mostram a importância dos exercícios para a prevenção de casos graves da doença e também para a produção de anticorpos após a vacinação.
Estudos mais antigos já apontavam o sedentarismo como um fator de preocupação nos casos de covid-19. Foi constatado que pessoas sedentárias tem maiores riscos de desenvolver um quadro mais grave da doença quando comparada com uma pessoa que pratica atividades físicas com frequência. Porém, um novo estudo aponta uma importância ainda maior dessa rotina saudável. Uma pesquisa publicada em abril na revista Sports Med associa a prática regular de atividade física a um maior número de anticorpos após a vacinação.
Além disso, o estudo que reuniu pesquisadores de universidades inglesas, escocesas, belgas e espanholas, ainda demonstra uma redução de 31% no risco de infecções e de 37% na chance de morte em função das mesmas.
“A atividade física regular fortalece o sistema imunológico do ser humano, reduz em mais de um terço o risco de adoecer e morrer de doenças infecciosas”, comenta Guilherme Reis, Coordenador Geral da Rede Alpha Fitness.
O estudo
O novo estudo reuniu os dados de mais de 500 mil pessoas e conseguiu chegar às seguintes conclusões:
- Praticar 30 minutos de atividade física durante cinco dias por semana reduz em 31% o risco de adquirir infeções fora do ambiente hospitalar.
- Há também a redução de 37% do risco de adoecer e morrer de doenças infecciosas.
- Nos ensaios clínicos, as vacinas parecem mais eficazes se forem administradas após um plano de atividade física. Uma pessoa que é fisicamente ativa tem 50% maior probabilidade de ter uma contagem de anticorpos mais alta após a vacina.
O que é considerado uma prática de exercícios regular?
Porém, para que os benefícios da atividade física sejam conferidos, é necessário praticar com consistência. Exercício físico regular significa praticar de três a cinco vezes na semana, entre 30 e 90 minutos por dia; alcançar um mínimo de 150 minutos semanais, mas de preferência 300 minutos semanais; e durante pelo menos quatro semanas para que os efeitos dessa atividade comecem a ser percebidos.
A atividade física, assim como um medicamento, tem a dose certa recomendada, e tem que ser tomada dentro da sua “faixa terapêutica”. Em função dos resultados, chegou-se à conclusão de que os extremos são prejudiciais. Portanto o equilíbrio é de fundamental importância.