Jaime Verruck defende aprovação de PL da energia solar para auxiliar pequenos negócios e agricultura no pós-Covid
Em debate online realizado pelo Movimento Solar Livre no final da tarde de segunda-feira (1), sobre o PL 2215/2020, que trata da geração distribuída de Energia Solar, o secretário Jaime Verruck, da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) ressaltou a importância da aprovação da proposta, em especial para os pequenos e médios negócios e para a agricultura.
A live, transmitida pelo canal do Movimento Solar Livre no site Youtube, contou com a mediação de Hewerton Martins, presidente do MSL e de Anaibel Novas, integrante do Movimento e com as participações do secretário Jaime Verruck e de Cláudio Mendonça, diretor-superintendente do Sebrae-MS.
“O Governo de Mato Grosso Sul tem apoiado o uso da energia solar por entendêla como estratégica para o desenvolvimento sustentável e o debate sobre o PL 2215, bem como o trabalho junto aos deputados federais para conseguir a sua aprovação é fundamental para a retomada da economia no pós-covid, em especial para os micro, pequenos e médios empresários e também para agricultura”, comentou o secretário Jaime Verruck.
Hewerton Martins, do Movimento Solar Livre, lembrou que o deputado federal Beto Pereira, da bancada de Mato Grosso do Sul na Câmara dos Deputados, “abracou a causa da energia solar” e tem sido atuante no Congresso. “Nessa semana, obtivemos o apoio das lideranças e conseguimos o número suficiente de assinaturas no requerimento de urgência para que o PL vá para votação em plenária, em duas sessões. Temos o alinhamento com os principais líderes da casa e com o governo federal. Já há um entendimento, por parte do presidente Jair Bolsonaro de que a taxação da energia solar seria prejudicial ao país. Precisamos agora, do apoio dos deputados federais”, informou.
Cláudio Mendonça, diretor-superintendente do Sebrae-MS, comentou a importância das micro e pequenas empresas na geração de empregos no país. São 22 milhões de empregados nas micro e pequenas empresa e mais 10 milhões de micro-empreendedores individuais. A aprovação do PL 2215, além de movimentar a cadeia da geração de energia distribuída, dá a oportunidade de que os pequenos negócios usufruam de uma economia de energia fundamental no processo de retomada da economia e que vai permitir manter esses empregos”, afirmou.
A importância da energia solar no processo de retomada da atividade econômica no pós-covid foi destacada pelo secretário Jaime Verruck. “Importante termos o entendimento de que a pandemia provocou uma desestruturação na lógica de custo das empresas. Temos de lembrar que o cenário futuro aponta para uma recomposição tarifária que pode chegar a 30%. Por isso, para a retomada da economia no pos-covid é fundamental que asseguremos a energia solar, mas primeiro temos de resolver a questão do capital de giro das empresas para que elas se mantenham. Em seguida, atuar na questão do crédito para compra de placas. O problema, no momento, não é recurso, mas fazer com que ele chegue efetivamente ao empresário. E esse tem sido uma demanda permanente do governo do Estado junto ao governo federal”, reforçou.
Por fim, o titular da Semagro lembrou que a agricultura em Mato Grosso do Sul tem avançado no uso da energia solar. “Na última reunião do Conselho do FCO aprovamos três novos projetos de energia solar fotovoltaica. Esse é um assunto que temos tratado com todos os secretários de desenvolvimento econômico, no conselho nacional. Nosso entendimento é de que a pauta da energia solar é estratégica para Mato Grosso do Sul e para o país. Temos o apoio da ministra Tereza Cristina, de órgãos do governo federal e de instituições do setor privado, como a CNA e o Sebrae Nacional. Sabemos que há um lobby contrário à aprovação do PL 2215, mas ele é pontual, passível de convencimento. No médio e longo prazo, nenhum país pode prescindir do uso de energia solar. Não há como ser contra ao incentivo à energia solar”, finalizou.
Assista a live, na íntegra, no link: https://www.youtube.com/watch?v=WPQOeu403Es