9 lugares para celebrar a gastronomia italiana em São Paulo

Desembarcavam no Brasil, em 21 de fevereiro de 1874, os primeiros italianos da expedição de Pietro Tabacchi, que trouxe centenas de famílias da península itálica para trabalharem na ex-colônia de Portugal. A partir dali, iniciava-se o processo de imigração em massa que culminaria na formação de diversas colônias italianas espalhadas pelo país.

São Paulo foi um dos estados mais contemplados com a cultura italiana, que se instalou principalmente nos bairros do Bixiga e da Mooca. Dentre os muitos legados deixados, destacam-se as tradições gastronômicas, que continuam até hoje.

Por isso, nada melhor do que celebrar o Dia Nacional do Imigrante Italiano, comemorado nesta segunda-feira (21), apreciando a culinária e a coquetelaria típicas italianas. Confira abaixo uma seleção de nove estabelecimentos que mantêm vivos os segredos das Nonnas.

1. Nonna Rosa

Decoração do Nonna Rosa ambienta uma aconchegante casa da Nonna no bairro do Jardins, em São Paulo  (Foto: Nonna Rosa / Divulgação)
Decoração do Nonna Rosa ambienta uma aconchegante casa da Nonna no bairro do Jardins, em São Paulo (Foto: Nonna Rosa / Divulgação)

Com paredes de tijolos expostos, plantas e um longo bar, o restaurante Nonna Rosa se apoia sobre a combinação entre a cozinha italiana clássica, salpicadas de modernidade e ambiente casual. Como não poderia ser diferente, o coração da Nonna está na cozinha, coordenada pelo chef Carlos Leiva. Entre os pratos estão clássicos da comida italiana, como a polenta cremosa, servida com ovo caipira, alcachofra frita, prosciutto di parma, queijo pecorino e fonduta de parmesão; o Polpettone al sugo com tagliolini na manteiga de sálvia e a Coteletta al milanese: costeleta suína, risoto milanese e limão siciliano.

Serviço
@osterianonnarosa
Endereço: R. Padre João Manuel, 950 – Jardins
Telefone: (11) 2369-5542

Linguine Nero Di Seppia com camarão, sugestão do chef da Papagallo Cucina para celebrar o Dia Nacional do Imigrante Italiano  (Foto: Papagallo Cucina / Divulgação)
Linguine Nero Di Seppia com camarão, sugestão do chef da Papagallo Cucina para celebrar o Dia Nacional do Imigrante Italiano (Foto: Papagallo Cucina / Divulgação)

Comandado pelo chef Pedro Mattos, o restaurante de gastronomia italiana está instalado em uma charmosa casa de dois andares – datada de 1940 –, que remete a uma autêntica vila mediterrânea com seus tijolinhos aparentes. Na Papagallo Cucina, o cardápio oferece pratos tradicionais com toques autorais. Para celebrar o Dia do Imigrante Italiano, o chef sugere o Linguine Nero Di Seppia com camarão, uma massa saborosa com tinta de lula, espuma de vieira, gema e bottarga.

Serviço
@pappagallo.cucina
Endereço: Alameda Jaú, 1372 – Jardins
Telefone: (11) 99452-9960

3. Piselli

Risoto Piselli é o clássico da marca de restaurantes Piselli, que teve a primeira unidade inaugurada em 2004 em São Paulo  (Foto: Gladstone Campos / Realphotos / Divulgação)
Risoto Piselli é o clássico da marca de restaurantes Piselli, que teve a primeira unidade inaugurada em 2004 em São Paulo (Foto: Gladstone Campos / Realphotos / Divulgação)

“Ervilha” em italiano é o significado do nome do restaurante Piselli, inaugurado por Juscelino Pereira em 2004. A culinária da casa traz receitas clássicas da Itália e inspirações da região de Piemonte. O carro-chefe é o risoto de ervilhas, que carrega o nome do restaurante

Serviço
@restaurantepiselli
Endereços:
R. Padre João Manuel, 1253 – Cerqueira César
Shopping Iguatemi – Térreo, Av. Brig. Faria Lima, 2232 – Jardim Paulistano
Telefones: (11) 3081-6043 e (11) 3031-5404

4. Bar Negroni

A estética do Bar Negroni busca remeter à época em que o drinque fez sucesso nos Estados Unidos dos anos 1950  (Foto: Bar Negroni / Divulgação)
A estética do Bar Negroni busca remeter à época em que o drinque fez sucesso nos Estados Unidos dos anos 1950 (Foto: Bar Negroni / Divulgação)

Em 2016, os sócios administradores Paulo SousaFelipe SchermannArmando Amaré e Leticia Andrade decidiram montar o primeiro bar de coquetéis do Baixo Pinheiros, inspirado no típico drinque italiano que dá nome ao estabelecimento. Suas luzes baixas e a estética industrial inspirada nos anos 1950 remetem à época em que o negroni ganhou o mercado financeiro nos Estados Unidos. A mescla de partes iguais de gin, vermute tinto e bitter italiano ganhou versões exclusivas da casa. O bar tem uma carta com nove tipos de negronis diferentes, além de pizzas napolitanas para acompanhar.

@negroni.sp
Endereço: R. Padre Carvalho, 30 – Pinheiros
Telefone: (11) 2337-4855

5. Modern Mamma Osteria

Paleta de cordeiro assada com alecrim e pasta fresca all’uovo na manteiga e sálvia, da Modern Mamma Osteria  (Foto: @modernmammaosteria / Reprodução Instagram)
Paleta de cordeiro assada com alecrim e pasta fresca all’uovo na manteiga e sálvia, da Modern Mamma Osteria (Foto: @modernmammaosteria / Reprodução / Instagram)

Para remeter à cozinha italiana autoral, os chefs Paulo Barros e Salvatore Loi criaram um cardápio repleto de releituras de pratos tradicionais, porções para dividir, massas com molhos clássicos e uma refeição farta. O projeto arquitetônico da casa é assinado por Otávio de Sanctis, que buscou fundir o moderno ao tradicional, com parede de tijolos escuros, portas de vidros e estrutura metálica, mesas de madeira e um sofá de couro envelhecido, que percorre o restaurante.

Serviço
@modernmammaosteria
Endereço: R. Manuel Guedes, 160 – Itaim Bibi
Telefone (11) 93083-8387

6. Bottega 21

Bottega 21, em Pinheiros, tem decoração inspirada na Itália, assim como o cardápio de drinques e aperitivos  (Foto: Amanda Francelino / Divulgação)
Bottega 21, em Pinheiros, tem decoração inspirada na Itália, assim como o cardápio de drinques e aperitivos (Foto: Amanda Francelino / Divulgação)

No coração de Pinheiros, o bartender Michel Felício e os chefs Laura Oliveira e Alexandre Vorpagel criaram o Bottega 21, bar que reúne bons drinques, aperitivos e vinhos como toda boa bottega italiana. A inspiração se mostra na ausência de mesas e na decoração rústica à base de madeira, ferro e tijolinhos. Clássicos do cardápio incluem o Scarpeta (ragú de carne rústica servido com pão de fermentação natural) e o Fritto Misto (bacalhau, camarão e lulas fritinhas). Os drinques autorais remetem à cidade italiana de Turim, como o Negroni Cioccolato (gin, campari com infusão de nibs de cacau, vermute tinto e chocolate com cumaru) e o Arancione (Bourbon, amaro, limão, xarope de figo e clara).

@bottega21bar
Endereço: R. dos Pinheiros, 1308 – Pinheiros
Telefone: (11) 99342-2332

7. Padaria Carillo

Carro-chefe da Padaria Carillo, o pão italiano segue a receita original há mais de duas gerações  (Foto: Padaria Carillo / Divulgação)
Carro-chefe da Padaria Carillo, o pão italiano segue a receita original há mais de duas gerações (Foto: Padaria Carillo / Divulgação)

No mercado há 110 anos, a Padaria Carillo apresenta as tradições da culinária italiana no típico bairro da Mooca. Sob o comando dos irmãos Gabriel e Guilherme Carillo, que já estão na quarta geração da família, o estabelecimento é referência na produção do tradicional pão italiano, também conhecido por “pães dos Carillo”, que segue à risca a receita original há mais de duas gerações.

Serviço
@padariacarillo
Endereço: Av. Álvaro Ramos, 2129 – Mooca
Telefone: (11) 2605-4045

8. Seo Basilico

Pizza Prosciuto é a recomendação da casa para comemorar o Dia Nacional do Imigrante Italiano  (Foto: Seo Basilico / Divulgação)
Pizza Prosciuto é a recomendação da casa para comemorar o Dia Nacional do Imigrante Italiano (Foto: Seo Basilico / Divulgação)

Localizada no típico bairro paulistano da Mooca, a pizzaria Seo Basilico é especializada em pizzas artesanais, cuja base de produção leva apenas ingredientes naturais. Para celebrar o Dia Nacional do Imigrante Italiano, a recomendação da casa é Prosciuto, uma das mais pedidas, que leva molho de tomate San Marzano, presunto parma, parmesão, rúcula selvagem e a famosa mussarela artesanal da pizzaria.

Serviço
@seobasilico
Endereço: R. Madre de Deus, 379 – Mooca
Telefone: (11) 2606-6247

9. La Braciera Pizzaria

Além da napolitana, carro-chefe da La Braciera Pizzaria, outra boa pedida é a pizza de burrata ao pesto de tomate seco com trufas negras (Foto: La Braciera Pizzaria / Divulgação)
Além da napolitana, carro-chefe da La Braciera Pizzaria, outra boa pedida é a pizza de burrata ao pesto de tomate seco com trufas negras (Foto: La Braciera Pizzaria / Divulgação)

Com a proposta de servir a autêntica pizza napolitana em São Paulo, La Braciera Pizzaria usa apenas ingredientes originais da Itália. As massas são compostas por farinha italiana, fermento natural, água e sal, que vão ao forno depois de fermentar por 72 horas. Outros sabores também conquistam os clientes, como a Burrata ao pesto de tomate seco com trufas negras.

@labracierapizza
Endereços:
R. Conselheiro Saraiva, 664 – Santana
R. Conselheiro Brotero, 1120 – Santa Cecília – São Paulo
R. Pretória, 212 – Tatuapé
Telefone: (11) 94114-1120

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.