9 lugares para celebrar a gastronomia italiana em São Paulo
São Paulo foi um dos estados mais contemplados com a cultura italiana, que se instalou principalmente nos bairros do Bixiga e da Mooca. Dentre os muitos legados deixados, destacam-se as tradições gastronômicas, que continuam até hoje.
Por isso, nada melhor do que celebrar o Dia Nacional do Imigrante Italiano, comemorado nesta segunda-feira (21), apreciando a culinária e a coquetelaria típicas italianas. Confira abaixo uma seleção de nove estabelecimentos que mantêm vivos os segredos das Nonnas.
1. Nonna Rosa
Com paredes de tijolos expostos, plantas e um longo bar, o restaurante Nonna Rosa se apoia sobre a combinação entre a cozinha italiana clássica, salpicadas de modernidade e ambiente casual. Como não poderia ser diferente, o coração da Nonna está na cozinha, coordenada pelo chef Carlos Leiva. Entre os pratos estão clássicos da comida italiana, como a polenta cremosa, servida com ovo caipira, alcachofra frita, prosciutto di parma, queijo pecorino e fonduta de parmesão; o Polpettone al sugo com tagliolini na manteiga de sálvia e a Coteletta al milanese: costeleta suína, risoto milanese e limão siciliano.
Serviço
@osterianonnarosa
Endereço: R. Padre João Manuel, 950 – Jardins
Telefone: (11) 2369-5542
2. Papagallo Cucina
Comandado pelo chef Pedro Mattos, o restaurante de gastronomia italiana está instalado em uma charmosa casa de dois andares – datada de 1940 –, que remete a uma autêntica vila mediterrânea com seus tijolinhos aparentes. Na Papagallo Cucina, o cardápio oferece pratos tradicionais com toques autorais. Para celebrar o Dia do Imigrante Italiano, o chef sugere o Linguine Nero Di Seppia com camarão, uma massa saborosa com tinta de lula, espuma de vieira, gema e bottarga.
Serviço
@pappagallo.cucina
Endereço: Alameda Jaú, 1372 – Jardins
Telefone: (11) 99452-9960
3. Piselli
“Ervilha” em italiano é o significado do nome do restaurante Piselli, inaugurado por Juscelino Pereira em 2004. A culinária da casa traz receitas clássicas da Itália e inspirações da região de Piemonte. O carro-chefe é o risoto de ervilhas, que carrega o nome do restaurante
Serviço
@restaurantepiselli
Endereços:
R. Padre João Manuel, 1253 – Cerqueira César
Shopping Iguatemi – Térreo, Av. Brig. Faria Lima, 2232 – Jardim Paulistano
Telefones: (11) 3081-6043 e (11) 3031-5404
4. Bar Negroni
Em 2016, os sócios administradores Paulo Sousa, Felipe Schermann, Armando Amaré e Leticia Andrade decidiram montar o primeiro bar de coquetéis do Baixo Pinheiros, inspirado no típico drinque italiano que dá nome ao estabelecimento. Suas luzes baixas e a estética industrial inspirada nos anos 1950 remetem à época em que o negroni ganhou o mercado financeiro nos Estados Unidos. A mescla de partes iguais de gin, vermute tinto e bitter italiano ganhou versões exclusivas da casa. O bar tem uma carta com nove tipos de negronis diferentes, além de pizzas napolitanas para acompanhar.
@negroni.sp
Endereço: R. Padre Carvalho, 30 – Pinheiros
Telefone: (11) 2337-4855
5. Modern Mamma Osteria
Para remeter à cozinha italiana autoral, os chefs Paulo Barros e Salvatore Loi criaram um cardápio repleto de releituras de pratos tradicionais, porções para dividir, massas com molhos clássicos e uma refeição farta. O projeto arquitetônico da casa é assinado por Otávio de Sanctis, que buscou fundir o moderno ao tradicional, com parede de tijolos escuros, portas de vidros e estrutura metálica, mesas de madeira e um sofá de couro envelhecido, que percorre o restaurante.
Serviço
@modernmammaosteria
Endereço: R. Manuel Guedes, 160 – Itaim Bibi
Telefone (11) 93083-8387
6. Bottega 21
No coração de Pinheiros, o bartender Michel Felício e os chefs Laura Oliveira e Alexandre Vorpagel criaram o Bottega 21, bar que reúne bons drinques, aperitivos e vinhos como toda boa bottega italiana. A inspiração se mostra na ausência de mesas e na decoração rústica à base de madeira, ferro e tijolinhos. Clássicos do cardápio incluem o Scarpeta (ragú de carne rústica servido com pão de fermentação natural) e o Fritto Misto (bacalhau, camarão e lulas fritinhas). Os drinques autorais remetem à cidade italiana de Turim, como o Negroni Cioccolato (gin, campari com infusão de nibs de cacau, vermute tinto e chocolate com cumaru) e o Arancione (Bourbon, amaro, limão, xarope de figo e clara).
@bottega21bar
Endereço: R. dos Pinheiros, 1308 – Pinheiros
Telefone: (11) 99342-2332
7. Padaria Carillo
No mercado há 110 anos, a Padaria Carillo apresenta as tradições da culinária italiana no típico bairro da Mooca. Sob o comando dos irmãos Gabriel e Guilherme Carillo, que já estão na quarta geração da família, o estabelecimento é referência na produção do tradicional pão italiano, também conhecido por “pães dos Carillo”, que segue à risca a receita original há mais de duas gerações.
Serviço
@padariacarillo
Endereço: Av. Álvaro Ramos, 2129 – Mooca
Telefone: (11) 2605-4045
8. Seo Basilico
Localizada no típico bairro paulistano da Mooca, a pizzaria Seo Basilico é especializada em pizzas artesanais, cuja base de produção leva apenas ingredientes naturais. Para celebrar o Dia Nacional do Imigrante Italiano, a recomendação da casa é Prosciuto, uma das mais pedidas, que leva molho de tomate San Marzano, presunto parma, parmesão, rúcula selvagem e a famosa mussarela artesanal da pizzaria.
Serviço
@seobasilico
Endereço: R. Madre de Deus, 379 – Mooca
Telefone: (11) 2606-6247
9. La Braciera Pizzaria
Com a proposta de servir a autêntica pizza napolitana em São Paulo, La Braciera Pizzaria usa apenas ingredientes originais da Itália. As massas são compostas por farinha italiana, fermento natural, água e sal, que vão ao forno depois de fermentar por 72 horas. Outros sabores também conquistam os clientes, como a Burrata ao pesto de tomate seco com trufas negras.
@labracierapizza
Endereços:
R. Conselheiro Saraiva, 664 – Santana
R. Conselheiro Brotero, 1120 – Santa Cecília – São Paulo
R. Pretória, 212 – Tatuapé
Telefone: (11) 94114-1120